A história

Picture
Shorinji Kempo é uma arte marcial japonesa. Esta é uma das mais populares e prestigiadas artes marciais praticadas no Japão, apesar de ser relativamente recente. Foi fundada em 1947, por Mestre Doshin So, após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. Em 1945 termina a Segunda Grande Guerra, o Japão é forçado a uma rendição incondicional. Esta experiência de derrota e suas consequências sociais leva Mestre Doshin So a reflectir sobre a génese do futuro Shorinji Kempo. O confronto com esta nova realidade e dificuldades permitiu uma nova concepção do mundo e  traçar um novo objectivo de vida. Para Mestre Doshin So: A pessoa, a pessoa, a pessoa. Tudo depende da qualidade da pessoa.

Usando este conceito pessoal de tudo depender da qualidade da pessoa, Mestre Doshin So criou em 1947 o Shorinji Kempo com o propósito de educar a população no sentido de coragem, compaixão e justiça.

No pós Segunda Grande Guerra, o Japão vivia momentos de desordem social e muitas das pessoas perderam a noção e propósitos para as sua vidas. Apesar de tal, muitas foram as que corresponderam ao apelo de Mestre Doshin So, agora Kaiso (o fundador), e juntaram-se a ele. Esse apelo ainda é vivo, e nos dias de hoje, o Shorinji Kempo encontra-se espalhado por mais de 30 países, onde todos os kenshi e mestres continuam a perpetuar a mensagem do mestre Doshin So.